Quem for a Barcelona até fevereiro de 2013 não pode deixar de conferir a exposição “Ferran Adrià i elBulli. Risc, llibertat i creativitat”, no El Palau Robert.
Considerado pela revista Time um dos 10 personagens mais inovadores de todos os tempo, o catalão Ferran Adrià fechou, em julho do ano passado, as portas do estreladíssimo elBulli para dedicar-se a criação da elBullifoundation. Segundo Adrià, seu restaurante ficará fechado de 2012 até 2014 e, quando reabrir, passará a funcionar em novo formato, com foco em inovação e pesquisa de novas tendências da alta gastronomia. A ideia é que seja um centro de criatividade multidisciplinar onde a cozinha se relacionará com arte, ciência, ecologia e arquitetura.
Por enquanto, quem quiser se deliciar com as invenções de Adrià e entender porque ele se tornou referência mundial, pode conferir a mostra, que além apresentar vários itens da sua cozinha, traz vídeos, maquetes, documentos, fotografias e mais uma série de registros que mostram o seu processo criativo.

Para equilibrar bem o tamanho dos ingredientes no prato e criar boa uma apresentação de cada receita, o chef usa massinha de modelar para testar.

Na exposição, o visitante pode sentar-se em uma mesa com imagens projetadas no tampo para experimentar a sensação de comer no elBulli
Outra opção (bem mais acessível) para conhecer a cozinha de Adrià é o Tickets Bar. Mas não esqueça de fazer reserva!
Ferran Adrià i elBulli. Risc, llibertat i creativitat
Onde: El Palau Robert – Pso. Gràcia, 107, Barcelona
Quando: até 13 de fevereiro de 2013