senta que lá vem a história

Hoje as marcas procuram soluções criativas para fazer o óbvio: vender mais. No entanto é preciso fazer com que o consumidor não apenas deseje um produto, mas se envolva com a mensagem da marca por meio de experiências. Pessoas gostam de contar e ouvir histórias. Querem entretenimento, informação e interação.

A propaganda está se readaptando a este novo cenário buscando ações complementares à mídia tradicional. Estas ações têm uma função diferente. Existem para fazer com que o consumidor se sinta parte da história de uma marca e que se identifique com a mensagem, experimentando sensações e emoções através das mais variadas ferramentas.

O importante é o contato. É fazer com que o consumidor confie e acredite na marca, que deseje aprender, interagir ou acrescentar sua identidade a ela. A Lee (jeans) lançou a campanha ‘Make History’, em que transformou experiências de consumidores em campanha publicitária. No processo inverso, a Cola-Cola emprestou seu prestígio para chancelar a qualidade do trabalho de talentos criativos. A marca reuniu, na Espanha, um coletivo de artistas nacionais e internacionais para trabalhar no projeto Lux Voyage, conceituado como uma “experiência sensorial”.

conteúdo colaborativo

A marca de jeans Lee lançou uma campanha chamada ‘Make History’, na qual convida as pessoas a mandarem para o site http://www.makehistory.eu uma fotografia com sua história. As imagens selecionadas viram outdoors e anúncios impressos. O colaborador ganha 50 mil euros. Simples assim. Sucesso absoluto.

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viagem sensorial

A Coca-Cola reuniu, na Espanha, um coletivo de artistas para trabalhar no projeto Lux Voyage. A idéia é proporcionar uma experiência sensorial nas mais badaladas casas noturnas do país, que serão ambientadas com luzes e cores para levar o público a uma viagem interativa com as tendências mais vanguardistas da atualidade. Cada ambiente customizado incorpora os elementos da comunicação. “Lux Voyage es el viaje. Coca-Cola es el billete”,  diz a campanha.

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espaços sensoriais

A Fiat, com seu projeto Fashion Innovation Attitude, apresenta seus valores ligados ao design, artes plásticas e moda. Uma instalação de José Marton foi inspirada na imagem de três golfinhos mergulhando. Os golfinhos foram “trocados” por Fiat Stilo mimetizados. São três carros mergu- lhando num espaço de piso azul-marinho em laminado plástico brilhante e com paredes arredondadas de alumínio espelhado. O silêncio e a profundidade do fundo do mar ganharam interpretação através das luzes.

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contando histórias

As vitrines revelam a tendência de criar atmosferas envolventes onde o consumidor sinta-se na casa de um amigo, pronto para sentar em um sofá e escutar histórias sobre o lugar. O processo criativo dos estilistas também é mostrado pela decoração das lojas. A palavra é criar expe-riências e passar emoções aos consumidores.

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